segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Como a semente germinou


Não existe maneira de se falar em rap sem mencionar, um dos principais grupos do país, os Racionais MC's. Apareceram no cenário no final da década de 80, quando o selo Zimbabwe Records lançou a coletânea Consciência Black. No disco, apareceram os dois primeiros sucessos do grupo, Tempos Difíceis e Pânico na Zona Sul. Em 1990 foi lançado o primeiro disco oficial da banda, Holocausto Urbano. Neste disco o grupo paulistano já mostra á que veio, denuncia em suas musicas o racismo, a miséria na periferia de São Paulo, a violência e o crime.
Em 1991, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, os Racionais MC's abriram o show de um dos mais consagrados grupos de rap americano, o Public Enemy. E no final do ano de 92, foi lançado Escolha o Seu Caminho, segundo LP do grupo, e que após lançamento duas músicas se tornaram hinos nas periferias do Brasil, Fim De Semana No Parque e Homem Na Estrada.
Já em 1997, o maior feito da carreira dos rappers, foi lançado o disco Sobrevivendo no Inferno, pelo selo independente Cosa Nostra Fonográfica, de propriedade do grupo, o álbum vendeu mais de 500 mil cópias. E colocou na boca do povo hits como, Capítulo 4, Versículo 3, Mágico de Oz, Diário de um Detento. Com o sucesso desse disco eles passaram a ser conhecidos não somente nas periferias, mas em todas as classes sociais.
Em 2002, o grupo lançou Nada Como um Dia Após o Outro, disco duplo que, não alcançou as vendagens do anterior, mas foi bem recebido pela crítica, e um dos sucessos do disco é Vida Loka 2. No inicio de 2007, o grupo lançou seu primeiro DVD, 1000 Trutas, 1000 Tretas.

Nenhum comentário: