sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Para começar entender

O raggamuffin ou dancehall, é um estilo de reggae que invadiu as rádios jamaicanas e hoje está se difundindo mundo a fora. Muitos Mc’s ( mestres de cerimônia, que na ilha caribenha são chamados de deejays ou singjays) agitam as festas nas ruas com seus sound systens (ou seja, sistema de som) que são um grande instrumento de propagação da música, já que esses equipamentos na maioria das vezes é portátil, sendo assim, fácil de ser instalado em qualquer lugar.
E graças a esse tipo de equipamento o rap nasceu no subúrbio do EUA, sendo criado pelo Dj jamaicano Kool Herc, que foi morar em Nova York e ao participar das festas começou a improvisar rimas em cima de batidas tocadas em seus toca-discos.
O primeiro dancehall a ser lançado foi o riddim “Under Mi Sleng Teng”, de Wayne Smith, em 1985. De lá para cá o estilo só cresceu e outros nomes surgiram, como, Shabba Ranks, Shaggy, Ini Kamose, Sean Paul, Beenie Man, Sizzla, Capleton e muitos outros.
No Brasil o ragga ( que é o estilo de cantar) ou o dancehall ( que a forma da batida da música), já têm representantes de peso como, a família sete velas de São Paulo, representada por Arcanjo Ras, Jimmy Luv, Alexandre Cruz e Ivy. O RaggaDeMente de Goiânia, e em Curitiba pelo grupo Mocambo.

Nenhum comentário: